preloader
  • Home
  • Migração de diversas aplicações críticas para um único Data center

Este case foi realizado no Brasil, em uma grande empresa do varejo. Nele é possível encontrar conhecimentos de diversas camadas da TI. Um case complexo que demonstra o conhecimento e experiência e maturidade da Gole.

Migração de diversas aplicações críticas para um único Data center

(abril de 2017 a janeiro de 2020)

→ A empresa

Grande player do mercado varejista com atuação em 5 países da América do Sul; Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Figura entre os maiores grupos empresariais em todos esses países e, em consequência disso, foi a empresa varejista com o maior faturamento da América Latina em alguns anos recentes. Possui mais de 140 mil funcionários e foi fundado em 1960. É um aglomerado com ações negociadas em bolsa (capital aberto) e está em franca expansão. Possui um escritório na China, que trata de negociações importantes de exportações e importações de produtos e mais de 1.700 lojas/unidades comerciais distribuídas nos 5 países citados. O grupo foi, ao longo dos anos, em cumprimento a um agressivo plano de expansão no país, adquirindo diversos outros grupos de lojas varejistas regionais em cidades das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Essa foi a melhor forma que encontraram de realizar sua estratégia de crescimento.

→ O problema a ser vencido

Como as aquisições sempre envolviam grupos de lojas distintos, isso culminou em um excesso de informações (dados) que eram enviados para diferentes centrais. Cada empresa/grupo adquirido pela companhia, tinha seu próprio modelo de gestão que envolvia sistemas diferentes e gerenciamentos de dados diferentes. Esses dados deveriam ser levados a um novo centro de processamento, construído exclusivamente para essa demanda, e não mais para as antigas centrais/matrizes. São informações preciosas, que se perdidas, representam perdas financeiras que chegam na casa dos milhões. Uma empresa de TI já não tinha sido capaz de realizar a função, aconteciam incidentes diários que faziam lojas inteiras pararem de operar por grandes períodos de tempo, trazendo prejuízos financeiros para a empresa.

→Objetivos Principais

Levar um conjunto de diferentes aplicações sobre faturamento, controles fiscais e contábeis, principalmente, oriundas de diversos pontos do Brasil, com segurança e rapidez a um novo destino. Fazer a centralização de todo o volume de dados, sobretudo os financeiros. Conseguir, de uma forma lógica e eficiente, com o menor número possível de visitas “in-loco” nas centrais, levar esses dados para o novo data center, de forma unificada! Integração de dados através da implementação de Data Lake, automatizando e disponibilizando, em tempo real, diversos relatórios como incidentes de software de Service Desk nível América Latina, estado de backup de servidores, sistemas de monitoramento da operação regional e centralização de logs de diversas plataformas.

→ Desafios encontrados

O Brasil, com a sua dimensão continental, possui culturas bastante variadas em seu vasto território. Em algumas situações, unidades estavam a 400km de distância das centrais, e esse trabalho demandava algumas visitas presenciais para maior conhecimento da loja. Essa foi uma dificuldade contornada com muita eficiência e profissionalismo. A mudança é necessária, principalmente quando é para a melhoria do negócio, então tivemos grande parceria por parte de colaboradores nessas diferentes regiões, para executar nosso trabalho com a excelência pela qual prezamos. Suporte presencial e remoto, manutenção, processamento, são exemplos de áreas dentro do departamento de TI de uma empresa. Ou seja, foi um case com milhares de funcionários envolvidos e com um grande volume de trabalhos complexos sendo executados de forma simultânea.

→ Implementação da solução

Nós sabemos que todo processo de expansão necessita de um planejamento poderoso, cada aspecto envolvido tem a sua peculiaridade e importância para os nossos parceiros. Nosso papel foi justamente fazer com que todos esses dados viajassem com segurança para o novo centro de processamento e, ao chegar lá, estarem totalmente disponíveis para serem trabalhados pelos profissionais de cada área. Uma operação desse porte, já seria considerada de imensa complexidade se realizada de 1 ponto para outro. No caso em questão, essa complexidade foi ainda mais elevada pela grande quantidade de pontos de origem diferentes.

• Monitoramento

Cada loja, possui vários equipamentos que fazem com que ela funcione. Exemplo: Switches, roteadores, equipamentos de consulta de preços, balanças, computadores, etc. Esses equipamentos eram monitorados pelas antigas centrais, e após a execução do projeto de migração, passaram então a ser monitorados por uma nova equipe, em outro país, de língua estrangeira (espanhol). No caso em questão, eram mais 10.000 itens, 10.000 IP´s a serem migrados e monitorados.

• Sistemas

Após vencida a primeira fase, de monitorar os equipamentos, a nova equipe já conseguia identificar possíveis falhas. Porém, os dados processados por tais equipamentos ainda viajavam para as suas antigas centrais e eram rodados nos seus respectivos sistemas. O que nos levou para um estudo complexo de qual seria a melhor abordagem a ser utilizada na execução da tarefa.

• Mapeamento de todas as aplicações utilizadas em cada grupo adquirido pela rede. 

Foi necessário um estudo para que se chegasse a um entendimento de cada uma dessas aplicações para embasar decisões sobre a relevância de cada dado trabalhado e de cada item de hardware das unidades e de suas antigas centrais. Juntamente com as equipes regionais, foram feitas listas de prioridades que continham quais dados e aplicações seriam os primeiros a serem migrados. Essa ordem de migração é extremamente importante, uma vez que o processamento de dados respeita uma cadeia lógica, na qual uma informação depende de outra para ser trabalhada. Isso tudo, sem que a empresa parasse as suas atividades, ou seja, em vários momentos, o processamento dos dados ocorria ainda nas matrizes antigas e, concomitantemente, na nova central.

→ Resultados

Impactos positivos alcançados:
• Diminuição gigantesca de custos operacionais;
• Otimização do tempo de processamento, uma vez que não era mais preciso que os dados passassem pelas antigas matrizes;
• Melhora nos processos administrativos com a implementação de um sistema único de gestão das unidades, contribuindo com a uniformidade 
• Interação mais clara entre as unidades que pertenciam aos diferentes grupos adquiridos.

A migração completa dos dados para o novo data-center e a desativação das antigas matrizes, representou um verdadeiro marco na história empresarial da companhia, que estava há um bom tempo sem solução adequada para o problema. Nós conseguimos, com a nossa expertise em TI, executar o projeto de migração dos dados em um tempo adequado para a empresa. A empresa, ao final do processo, conseguiu unificar a gestão e o controle operacional da TI de todas as unidades adquiridas, de diferentes bandeiras. Dessa forma, concluímos um projeto que solucionou um problema grave, que vinha gerando prejuízos e enorme insatisfação dos diretores executivos da empresa.

Fale com um especialista

Caso relatado